A primeira consulta terá em torno de duas horas de duração. Nesta primeira consulta vou detalhar seus sintomas atuais, e investigar outros possíveis sintomas que possam ter passado despercebidos por você em outras fases da sua vida. Vou questionar sobre fases da sua vida: a gestação da sua mãe, seu parto/nascimento, seus primeiros anos de vida e seu desenvolvimento, sua infância, sua adolescência, sua vida adulta. Tudo isso me trará informações importantíssimas tanto sobre possíveis sintomas e alterações comportamentais que você possa ter apresentado durante essas fases, bem como sobre seu temperamento e personalidade. Vou investigar a fundo sobre a sua história familiar, questionando sobre sintomas e traços de personalidade em todos os seus familiares de primeiro e segundo graus, visto que muitos transtornos psiquiátricos possuem uma forte herdabilidade genética. Abordarei sobre seus hábitos de vida, rotina, doenças médicas associadas, uso de substâncias e medicamentos, tratamentos prévios que tenha realizado e resultados e fracassos que teve com os mesmos. Em alguns casos, aplicarei escalas para melhor compreensão do diagnóstico bem como estadiamento dos sintomas (classificando-os em leve, moderado, grave e possibilitando acompanhamento do tratamento a posteriori).
Após toda essa detalhada investigação, chegarei a uma hipótese diagnóstica, a qual, sempre vou compartilhar com você, e vou te explicar os principais aspectos do seu transtorno: como será o tratamento, o que esperar nos próximos meses, quais os cuidados que você deverá ter de agora em diante. Vou tirar as suas dúvidas sobre o seu diagnóstico e claro, sobre o tratamento. Se necessário, farei a prescrição de medicamentos, te orientando muito bem sobre como é feito o uso das medicações, inclusive deixando instruções por escrito. Também, se necessário, farei os encaminhamentos para outras modalidades de tratamento (psicoterapia, por exemplo).
Vamos agendar a próxima consulta (geralmente, em torno de 45 a 60 dias após a primeira consulta, exceto em casos de maior gravidade ou risco, onde é necessário que a próxima consulta seja realizada mais precocemente), e vou te deixar contatos para que você possa entrar em contato comigo caso tenha alguma dúvida: meu e-mail ou celular da clínica para recados. Informo que retorno todos os recados de todos os pacientes que entram em contato comigo, geralmente no mesmo dia. Muitas vezes o meu contato é feito por ligação, outras vezes por vídeo chamada, e em outras, por mensagem escrita ou áudio, mas garanto que nenhum paciente fica sem resposta, todos serão respondidos, apesar de não ser possível a resposta imediata.
Com relação às próximas consultas, elas têm a duração média de 01 hora. Nas consultas de seguimento, vou avaliar qual foi a efetividade do tratamento prescrito, se você adaptou-se bem aos medicamentos, se apresentou boa resposta, com melhora satisfatória dos sintomas, ou não. Vou reavaliar se é necessário ajuste ou troca de medicamentos, bem como novos encaminhamentos (para outras terapias ou outras especialidades médicas), e solicitação de exames complementares. Novamente serão sanadas todas as dúvidas e agendada a próxima consulta.
Quando o caso estabiliza, ou seja, atinge melhora nos sintomas, é possível agendarmos as consultas a cada 3 meses. Durante esse intervalo, possibilito que o paciente entre em contato comigo, se necessário, através dos canais de comunicação descritos acima (e-mail pessoal ou telefone da clínica) para tirar dúvidas. Porém, é muito importante deixar claro que as receitas médicas são fornecidas somente mediante avaliação clínica em consulta médica, seja presencial ou on-line. Isso é para o próprio benefício do paciente, pois para o sucesso do tratamento, se faz mandatória a reavaliação periódica do seu quadro clínico, avaliando se o seu medicamento será mantido, trocado, suspenso, ou associado. O verdadeiro tratamento psiquiátrico, aquele que realmente traz resultados, nem de longe é somente renovar receitas. Você precisa ser constantemente reavaliado, observado, pois preciso considerar se seus sintomas estão de fato em remissão ou se você poderia estar ainda melhor. Também é preciso saber o momento de retirar algum medicamento. Tudo isso só é possível em consulta médica, realizada com tempo adequado.
Vale a pena buscar alívio para o sofrimento e viver uma vida mais plena e com melhor qualidade. Estou aqui para te ajudar nessa caminhada, conte comigo.